sábado, 25 de fevereiro de 2012

Tudo sobre Yorkshire Terrier


Yorkshire Terrier

Apesar do pequeno tamanho, o Yorkie por ser um cão muito ativo e independente, não se pode dizer que o "colo" seja seu lugar predileto. Talvez a melhor posição do Yorkie seja: perto do dono sim, mas não necessariamente subjugado e em seu colo, apesar de que alguns têm particular predileção ao colo principalmente quando em tempo de frio.

Passear ou viajar com a "família" também deixa um Yorkie feliz, pois não se contenta em ser somente companhia, querendo compartilhar de todos os momentos.


O Yorkie possui um caráter doce e sociável, que permite levá-lo a todos os locais sem o menor inconveniente. Seu temperamento carinhoso e afável o torna um grande companheiro, divertido e devotado, para com aqueles que o cercam, particularmente seu dono, de quem adora receber todas as atenções. Devido a este apego, o Yorkie tem por hábito andar atrás do dono, onde quer que ele vá. 

Em 1874 os primeiros Yorkies foram registrados no livro do Kennel Clube Britânico. Eles foram chamados de " Terriers Escoceses de Cabelo Quebrado” ou " Yorkshire Terrier ", até que em 1886, o Kennel Clube Britânico reconheceu o Yorkshire Terrier como uma raça individual. O primeiro clube da raça Yorkshire Terrier foi formado em 1898. 

Durante estes primeiros anos, quem grandemente influenciou a raça foi a Senhora Edith Wyndham-Dawson, a secretária do Clube Yorkshire Terrier por algum tempo, e trabalhando desde então pela melhoria da raça. Depois, a Senhorita Palmer que era a empregada do canil da Senhora Edith, começou seu próprio canil de Yorkie sob o "prefixo de Winpal ". Quando a Senhora Edith retornou à Irlanda pelo começo de Primeira Guerra Mundial, a Senhorita Palmer foi trabalhar para a Sra. Crookshank do famoso prefixo Johnstounburn, um nome com uma longa lista de campeões, que atualmente estão aos cuidados de Daphne Hillman que era uma entusiasta deste prefixo, e ainda o usa junto com o seu próprio prefixo de Yorkfold. 

Muitas outras pessoas trabalharam muito duro nestes primeiros tempos para a melhoraria desta raça. Deve-se muito a estes primeiros criadores, que tornaram-se os fundadores de vários canis na América do Norte e em todo lugar. 

O Yorkshire Terrier atual floresce por todo o mundo, e os primeiros criadores, que foram os instrumentos de formação deste diminuto Toy dog terrier atual, seguramente se surpreenderiam ao constatar o sucesso desta raça deliciosa. Em 1932 somente 300 Yorkies foram registrados no Kennel Clube Britânico, já em 1957 o número chegava a 2.313, e na década de 1970, os Yorkies já eram a raça mais popular na Inglaterra. Esta tendência continuou até a década de 1990 com um número de registros de 25.665 Yorkies. Porém, esta tendência começou a declinar atualmente, e em 1994 havia 12.343 inscrições, com o Yorkie sendo a 7ª raça mais popular. 

O Yorkshire Terrier mais famoso dos tempos modernos no REINO UNIDO foi o CH Blairsville Royal Seal. Ele veio do CH Beechrise Surprise e sua dam CH Blairsville Most Royale.. Sendo chamado de “Tosha” pelos seus admiradores (que teve muitos). Foi criado pelo seu proprietário o Sr. Brian Lister e sua esposa, Rita. Tosha definitivamente era um “King” entre os cachorros, e quem o viu circulando em uma pista, nunca o esqueceu. A sua presença podia ser sentida, até mesmo por um completo novato, e muitos dizem que só de pensar nele, traz um caroço à garganta. Durante sua carreira de exposições, Tosha ganhou 50 CCs, todos sob juízes diferentes. Ele foi Best in Show 12 vezes, e 16 vezes reserva de Best in Show. Ele levou 33 prêmios de Melhor de Grupo, e foi reserva de Best in Show em Cruft´s em 1978, assim como sua dam tinha sido antes dele. Tosha foi o Top Dog, de todas as raças, durante dois anos consecutivos. 

Ele se tornou o antepassado de muitos Campeões, e ainda se caracteriza como um diferencial nos pedigrees de muitos Yorkies atuais. 

Ironicamente, quando Royal Seal morreu, com a idade 15 anos, em 1988, ano no qual, o registro de maior número de CCs da raça foi quebrado pelo: 

Osman Sameja's CH Ozmilion Dedication Jamie que terminou sua carreira de exposições com 52 CCs embora foram duplicados alguns destes resultados sob os mesmos juízes. Jamie também tem dois títulos de campeão de todas as raças, e seus prêmios no grupo o de Toy dogs, o ajudou a ganhar o título de Top Dog em 1987. O canil de Ozmilion é o Canil de Yorkshire Terrier que ocupa o topo de todos os tempos, e mantém o recorde de registros de maior número de Campeões produzidos. 

altura: 15 para 22 cm 

peso: 1 para 3 Kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário